Ventilador Repelente Funciona? Qual é o Melhor Modelo?

O clima em diversas regiões do Brasil é mais quente ao longo do ano. Por isso, muita gente se utiliza de ventiladores para manter o ambiente agradável. Para refrescar e ainda proteger contra os mosquitos, os ventiladores repelentes são ótimas opções.
Melhor opção 1 Arno Ultra Silence 40 cm VD55

Arno Ultra Silence 40 cm VD55

10,0
Ver detalhes
  • Funciona com repelente líquido
  • 6 hélices
  • 130 W de potência
  • 3 velocidades
2 Mondial Turbo 40 cm VTX-40-8P-RP

Mondial Turbo 40 cm VTX-40-8P-RP

9,9
Ver detalhes
  • Funciona com repelente líquido ou em pastilha
  • 8 hélices
  • 140 W de potência
  • 3 velocidades

3 Arno Ultra Silence Force 40 cm de Coluna VD5C

Arno Ultra Silence Force 40 cm de Coluna VD5C

9,7
Ver detalhes
  • Funciona com repelente líquido
  • 6 hélices
  • 130 W de potência
  • 3 velocidades

Bom custo-benefício 4 Britânia Ventus Insect 40 cm

Britânia Ventus Insect 40 cm

9,3
Ver detalhes
  • Funciona com repelente líquido
  • 6 hélices
  • 130 W de potência
  • 3 velocidades
5 Arno Super Force 30 cm VER3

Arno Super Force 30 cm VER3

9,0
Ver detalhes
  • Funciona com repelente em pastilha
  • 4 hélices
  • 52 W de potência
  • 3 velocidades

Muitas pessoas sofrem com a presença de mosquitos, sobretudo durante a noite. Para isso, existem inseticidas e repelentes elétricos que você pode conectar à tomada. Uma outra solução, no entanto, são os ventiladores repelentes, que prometem combater os insetos, em especial os mosquitos, e mantê-los distantes da sua família. Mas será que eles funcionam?

Ventilador repelente funciona?

Sim, os ventiladores repelentes funcionam. Na verdade, o ventilador em si se utiliza dos repelentes (líquidos ou pastilhas) que encontramos nos supermercados. O vento produzido pelo aparelho, então, espalha a substância pelo ar e é isso que mantém a proteção contra mosquitos.

Na hora de escolher um ventilador repelente para comprar, o ideal é prestar atenção aos detalhes que você observaria em um ventilador comum: o tamanho, o barulho, a marca e o modelo, se é de coluna ou de mesa.

Em relação aos repelentes em si, alguns modelos operam com os líquidos e outros com as pastilhas. De modo geral, os valores são similares e o efeito também.

Mas afinal, ventilador repelente faz mal à saúde?

Os repelentes contêm veneno, sim, mas são bem mais fracos do que os inseticidas em aerossol (aqueles que costumam deixar um cheiro bastante forte no ambiente). Por isso, são proibidos para crianças com menos de um ano e pessoas com problemas respiratórios e alérgicos. O uso prolongado pode, ainda, causar problemas de alergia, mesmo em pessoas saudáveis.

Por outro lado, alguns repelentes líquidos ou em pastilhas são eficazes contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como Dengue, Febre Amarela, Febre Zika e Chikungunya.

Os 5 melhores ventiladores repelentes em 2024

Quer refrescar o ambiente e ainda proteger a sua família contra os mosquitos? Confira a nossa seleção dos cinco melhores ventiladores repelentes!

1. Arno Ultra Silence 40 cm VD55

Com a exclusiva tecnologia Power Zone, este modelo promete uma área de máxima concentração de vento. Conta com 6 pás e opera em 3 velocidades (com ou sem repelente).

A velocidade 3 promete ser o vento mais forte e silencioso do mercado, aliviando imediatamente o calor. A velocidade 2, chamada de Eco Fresh, promove economia de até 20% de energia elétrica. A velocidade 1, por sua vez, é a mais silenciosa, com ventos moderados ideais para uma noite tranquila de sono.

É possível escolher entre 4 inclinações verticais, e dentre elas há uma inclinação voltada para o chão. Em relação à função repelente, o ventilador é compatível com todos os frascos de repelentes líquidos do mercado e cada um dura até 100 noites.



2. Mondial Turbo 40 cm VTX-40-8P-RP

Uma excelente opção custo-benefício, o Mondial Turbo pode ser encontrado em duas opções: para operar com repelentes líquidos ou em pastilhas.

Segundo a marca, o consumo de energia elétrico é baixo. Além disso, um dos diferencias do modelo é a sua pá com 8 hélices.

Em relação ao visual, este ventilador é o que mais destaca as suas características repelentes, com detalhes em vermelho. Por isso, pode não ser o ideal para quem busca algo mais discreto. Como os demais modelos, a inclinação é regulável.



3. Arno Ultra Silence Force 40 cm de Coluna VD5C

Este ventilador repelente da Arno é ideal para quem precisa de um ventilador alto, mas não quer apoiá-lo sobre mesas ou outras superfícies. Suas características são as mesmas do modelo de mesa, sendo a altura o único diferencial.

Em suma, este ventilador opera com 6 pás e em 3 velocidades (com ou sem repelente). A velocidade 3 oferece ventos mais fortes e silenciosos, promovendo alívio imediato do calor. A velocidade 2, denominada Eco Fresh, economiza até 20% de energia elétrica. A velocidade 1 é a mais silenciosa, com ventos moderados ideais para uma boa noite de sono.

É possível configura o ventilador em 4 inclinações distintas, havendo a possibilidade de incliná-lo para o chão. A oscilação horizontal oferece uma distribuição melhor do vento, tornando o ambiente mais agradável.

Assim como o modelo de mesa, este ventilador é compatível com todos os frascos de repelentes líquidos do mercado. A duração da proteção é de até 100 noites.



4. Britânia Ventus Insect 40 cm

Este modelo é visualmente simples e seu preço é bem competitivo. O repelente líquido pode ser disparado com intervalos de 15, 30 ou 45 minutos, a depender da configuração preferida pelo usuário. Possui 3 velocidades e conta com um sistema oscilante e inclinação vertical regulável, permitindo ampla distribuição do vento pelo ambiente.

Além disso, o armazenamento deste ventilador é bastante prático, uma vez que o aparelho conta com um porta-fio e alça na grade traseira, facilitando seu transporte.



5. Arno Super Force 30 cm VER3

Ideal para quem não tem muito espaço, o diferencial deste ventilador é a sua base, visualmente mais sofisticada e moderna que as demais. Segundo a Arno, trata-se do modelo mais forte de sua categoria. Seu motor permite uma economia de até 20% no consumo de energia elétrica.

Operando apenas com repelentes em pastilhas, é compatível com todas as opções disponíveis no mercado. Outra característica importante é que a proteção promovida pela pastilha pode ser utilizada mesmo quando o ventilador não está funcionando, já que o aparelho conta com um botão "Liga/Desliga" para esta função.

Com 4 pás, este ventilador opera em 3 velocidades e em 4 posições de inclinação vertical, incluindo para o chão.



Fichas técnicas dos modelos

Para uma melhor visualização, preparamos uma tabela com as principais características de cada modelo, para facilitar ainda mais a sua escolha!

Modelo Potência Tipo Pás Repelente Dimensões em cm (LxPxA)
Arno Ultra Silence 40 cm 130 W Mesa 6 Líquido 48,6x35,3x67,7
Britânia Ventus Insect 40 cm 130 W Mesa 6 Líquido 47,6x37,9x65,7
Mondial Turbo 40 cm 140 W Mesa 8 Líquido ou Pastilha 49,5x35,4x67,5
Arno Ultra Silence Force 40 cm 130 W Coluna 6 Líquido 49,0x42,8x152,3
Arno Super Force 30 cm 52 W Mesa 4 Pastilha 35,0x30,0x50,6

Observação: Em relação à voltagem, todos os modelos são 127 V ou 220 V, devendo o consumir escolher a opção adequada na hora da compra.

Qual ventilador repelente devo comprar?

Todos os modelos que apresentamos funcionam bem dentro daquilo a que se propõem. Uma coisa importante a se notar é que, ao comprar um ventilador repelente, você está comprando também um ventilador normal, que poderá ser utilizado sem essa função.

É fundamental, portanto, escolher um modelo de acordo com o seu orçamento e com o espaço disponível. Se a sua casa ou apartamento for pequeno, o ideal é investir em um modelo de 30 cm. Se os ambientes forem maiores, você pode optar pelas opções de 40 cm. Agora, se você precisa de um ventilador em uma posição mais elevada, mas não tem onde apoiá-lo, o modelo de coluna é o mais adequado.

Outro fator a se considerar é o repelente em si. Vale a pena ir ao mercado e observar alguns rótulos para ver a duração e a eficácia de cada repelente, além do preço. Assim, você conseguirá determinar se é melhor optar por um ventilador que trabalhe com repelente líquido ou outro que opere com pastilhas.

Gostou deste artigo?