Quer aprender a transformar sua televisão em uma Smart TV e saber quais as melhores opções de dispositivos para fazer isso? Este artigo tem todas as informações que você precisa para realizar a melhor escolha.
Como transformar uma TV em Smart TV?
Ainda não são todas as famílias brasileiras que contam com uma Smart TV em sua sala. Contudo, existem aparelhos que integram a funcionalidade de televisões de última geração em modelos que não têm esse sistema.
Com o dongle é possível espelhar o seu smartphone ou tablet na televisão através da rede. Alguns modelos têm controles remotos físicos, enquanto outros dependem de um smartphone para serem acessados. Por outro lado, a TV box confere toda a autonomia para o adaptador, que geralmente vem acompanhado de um controle.
Mas o que é uma Smart TV?
A principal característica da Smart TV é a conectividade. A Smart TV, antes de tudo, precisa estar conectada à internet. Afinal, um dos seus principais objetivos é facilitar o acesso a serviços de streaming ou outros recursos disponíveis na rede.
Dessa forma, esses modelos se conectam à internet de duas maneiras: via Wi-Fi, ou por LAN (CABO RJ-45). Modelos mais modernos e com valores elevados, vêm com Wi-Fi integrado, enquanto outros modelos mais antigos podem acessar a rede sem fio através de adaptadores.
Alguns modelos ainda permitem a navegação pela internet como em um computador ou smartphone. Portanto, pelo valor elevado da maioria dos modelos modernos disponíveis, adaptar a televisão antiga tem sido a melhor solução encontrada por diversos usuários.
O que considerar na hora de comprar um dispositivo para transformar uma TV em Smart TV?
Com tantas opções no mercado, não é difícil se frustrar após adquirir um modelo. Por esse motivo, existem alguns fatores que podem ser determinantes para escolher o aparelho ideal para a sua casa.
O primeiro fator a ser levado em consideração é o preço. Alguns modelos podem ter preços que beiram modelos de Smart TVs mais acessíveis. Por outro lado, aparelhos baratos demais, além de serem modelos paralelos, podem apresentar mau funcionamento e diversos problemas de hardware e software.
Em seguida, é importante ver quais funções você vai querer usufruir em uma Smart TV. Alguns usuários pretendem utilizar apenas serviços como YouTube e Netflix. Nesse caso, em que não se pretende armazenar arquivos, não é necessário um aparelho com muita memória.
Os 7 melhores aparelhos para transformar sua televisão em Smart TV
Leve em consideração se você está mais disposto a utilizar um dongle ou TV box. Agora que você já conhece os parâmetros para escolher o melhor modelo para sua necessidade, podemos mostrar os melhores aparelhos para transformar sua televisão em uma Smart TV.
1. Amazon Fire TV Stick Lite
O dongle da Amazon, Fire TV Stick Lite, é um aparelho que possibilita transformar qualquer TV com entrada HDMI em Smart TV. Além disso, ele traz Alexa integrada, que recebe e executa comandos por voz.
O modelo é conectado pela entrada HDMI e oferece suporte para imagens com resolução Full HD (1080p). Este dongle vem com controle e através dele o usuário pode se comunicar com a Alexa.
Seu visual é discreto na cor preta e tem dimensões de 3 centímetros por 8,6 centímetros. Seu tamanho é compacto, o que torna fácil sua instalação mesmo para quem tem pouco espaço perto da televisão.
O Fire TV Stick Lite tem uma série de aplicativos disponíveis, entre eles o usuário encontra: YouTube, Twitch, Amazon Prime Video e Netflix. Um aplicativo muito pedido indisponível no aparelho é o Globoplay, que, para os brasileiros, principalmente, pode fazer falta.
Vantagens
- Ótimo custo-benefício
- Comandos por voz
- Controle com botões de mídia
- Alexa integrada
- Sistema próprio
Desvantagens
- Não tem suporte para Globoplay
- Armazenamento de 8 GB
2. Chromecast 3
Este dongle é considerado uma das melhores opções disponíveis no mercado. O Chromecast 3 é o aparelho da Google que oferece as funcionalidades de uma Smart TV para modelos da geração passada.
Para utilizá-lo, basta conectar o aparelho através de um cabo HDMI. Este dongle oferece imagens em Full HD até 1080p a 60 quadros por segundo. Prático e simples, após a instalação do aparelho você estará usufruindo de seus benefícios em poucos minutos.
Seu design singular, na cor preta, não é nada chamativo, e com seu formato compacto, o aparelho normalmente fica invisível atrás da televisão. Embora não conte com um controle próprio, o usuário que tem um dispositivo Android também pode utilizar comandos de voz através do Google Assistente.
Para quem busca variedade de aplicativos, sem dúvidas o Chromecast 3 é uma ótima opção. Além de ser possível acessar a serviços do Google como Google Fotos ou Google Play Music, o usuário ainda pode desfrutar de aplicativos como HBO GO, Netflix, Globoplay e YouTube.
Vantagens
- Ótimo custo-benefício
- Comandos por voz
- Não necessita de carregador
- Acesso a milhares de aplicativos
- Suporte aos serviços de streaming
Desvantagens
- Sem controle
- Pouco espaço de armazenamento
3. Amazon Fire TV Stick 4K
Anunciado em março de 2021, o Amazon Fire TV Stick 4K foi muito aguardado aqui no Brasil. Tamanho destaque se deu pelo fato deste ser o primeiro Fire TV Stick com resolução em 4K disponível em território nacional.
O seu design não o difere, à primeira vista, do Fire TV Stick Lite. Contudo, suas funcionalidades e, principalmente, seu controle remoto garantem uma experiência nova e diferente.
O Fire TV Stick 4K vem com um controle novo. Dessa vez, o usuário poderá controlar o volume, como também desligar a televisão. Ainda é possível executar comandos por voz, mas a grande novidade são os quatro botões de atalho no controle para os aplicativos Amazon Music, Amazon Prime Video, Netflix e Disney+.
Este aparelho não apenas entrega imagens em 4K como também conta com a incrível tecnologia Dolby Vision. Quem tem televisão com suporte para HDR10+ também pode desfrutar de imagens mais nítidas e vibrantes no momento de assistir filmes e séries. É possível utilizar aplicativos de streaming e assistir vídeos nas melhores qualidades.
Vantagens
- Resolução em 4K (Ultra HD)
- Comandos por voz
- Controle remoto atualizado
- Alexa integrada
- Suporte para milhares de aplicativos
Desvantagens
- Armazenamento de 8 GB
4. Xiaomi Mi TV Stick
Batendo praticamente de frente com Fire TV Stick Lite da Amazon, o aparelho da Xiaomi é uma opção que não fica para trás em relação ao grande concorrente. E já destacando uma das maiores diferenças entre os dois, o modelo da Xiaomi tem suporte para o aplicativo Googleplay, serviço indisponível no Fire TV Stick.
Como os modelos anteriores, basta uma entrada HDMI para transformar a sua televisão em Smart TV. O aparelho vem na cor preta e seu tamanho compacto (17 centímetros por 9 centímetros) permite carregar um mundo de entretenimento no bolso.
Além disso, este aparelho dispensa carregador, pois recebe carga através do próprio USB da televisão. Com seu Android TV 9.0 e Chromecast integrado, ele suporta comandos por voz e promete oferecer todas as vantagens de uma Smart TV em alguns minutos após a instalação.
É possível acessar milhares de aplicativos disponíveis na Play Store. Entre eles, os serviços da Netflix e Amazon Prime Video, que ganharam um atalho próprio no controle. Além disso, o usuário ainda pode utilizar mais aplicativos de streaming como Spotify, Disney+ e outros.
Vantagens
- Aparelho compacto
- Suporte para aplicativos da Play Store
- Android TV 9.0 e Chromecast
- Comandos por voz
- Controle remoto e sistema próprio
Desvantagens
- Sem loja e suporte oficiais no Brasil
- Pouco espaço de armazenamento
5. Aquario Smart TV Box 4K
Quem quer mais qualidade na imagem, sem dúvidas, se surpreendeu ao ver este produto nacional. E, apesar de entregar imagens em 4K, o seu preço consegue se posicionar entre os mais acessíveis do mercado.
Quanto ao seu visual, esta TV box tem dimensões de 11,8 centímetros de largura e de comprimento e 3 centímetros de altura. Se tratando de uma caixinha preta, o aparelho não será um destaque perto da televisão. Sua conexão é feita via HDMI e a energia vem de uma fonte própria que deve ser ligada na tomada.
Além da saída HDMI, este modelo tem quatro portas USB para plugar pen drive, mouse e outros acessórios. Ainda é possível expandir a memória do aparelho com um cartão SD de até 32 GB. A opção de expansão não está disponível em outros modelos concorrentes, como Apple TV, por exemplo.
O aparelho dá acesso à Play Store e o usuário pode desfrutar de recursos e serviços de streaming, entre vários aplicativos. E o desempenho do dispositivo não te fará pensar na máxima de que "o barato sai caro".
Vantagens
- Ótimo custo-benefício
- Entrada para cartão SD de até 32 GB
- Quatro entradas USB
- Suporte para serviços de streaming
- Acesso a aplicativos da Play Store
Desvantagens
- Armazenamento de 8 GB
6. Xiaomi Mi Box S 4K
Outro aparelho da Xiaomi que entrou para nossa lista é o MI Box S 4K. O modelo oferece um desempenho poderoso com 2 GB de memória RAM e 8 GB de memória interna.
A sua conexão também necessita de uma fonte de alimentação própria e um cabo HDMI. Além de entregar imagens em até 4K, o modelo ainda tem suporte para comandos por voz. E falando em áudio, as tecnologias da Dolby e DTS prometem colocar a experiência de assistir filmes e séries na sua TV em outro patamar.
A sua faixa de preço talvez não seja considerada acessível, porém o desempenho surpreende o consumidor. Seu design na cor preta e com bordas arredondadas leva a elegância que a empresa emprega em seus smartphones. O modelo vem acompanhado de um controle que oferece atalho para Netflix e comandos por voz.
E não precisa se preocupar quanto aos aplicativos. O aparelho da Xiaomi vem com Android e, com isso, os aplicativos disponibilizados na Play Store podem ser acessados e instalados no modelo. Aproveite todos os serviços de streaming que quiser e se divirta!
Vantagens
- Entrada USB (aceita HD externo)
- Comandos por voz
- Controle remoto e acesso a Chromecast
- Entrada P2 (fone de ouvido)
Desvantagens
- Preço um pouco elevado
- Sem loja e suporte oficiais no Brasil
- Modelo menos compacto
- Pouco espaço de armazenamento
7. Apple TV 4K
Para quem estiver disposto a investir um valor maior para converter a sua televisão em Smart TV, esta é a opção ideal. Como todo produto da Apple, o preço investido não é em vão e o aparelho não decepciona na hora de entregar as nítidas imagens em 4K.
O visual é bem discreto, na cor preta, que também acompanha o controle (Siri Remote). O design do produto não vai se destacar frente à sua televisão. Para utilizá-lo, a entrada em HDMI é o recurso necessário.
Acompanhando a resolução em 4K, a tecnologia da Dolby também fica disponível para ampliar a sua experiência audiovisual. Existem alguns pontos quanto ao 4K que precisam ser destacados, como a incompatibilidade com a resolução 4K do YouTube e a exibição na Netflix, que não exibe resoluções menores do que 4K.
Para se entreter, o usuário tem um mundo de diversidade que vai do iTunes Store até o Google Play Filmes. Desse modo, você terá aplicativos de streaming ao seu dispor, tais como Netflix, Spotify e outros, além de uma incrível experiência visual em um aparelho que entrega tudo o que promete.
Vantagens
- Aparelho compacto
- Comandos por voz
- Siri Remote e sistemas Apple
- Desempenho surpreendente
- Pode ser controlado pelo smartphone
- Resolução em 4K
- Acesso: iTunes Store e Google Play Filmes
- Armazenamento de 32 GB ou 64 GB
- Suporte a Dolby Atmos
Desvantagens
- Preço muito elevado
- Não vem com o cabo HDMI
- Controle de vidro
- Incompatível com 4K HDR do YouTube
- Netflix só reproduz em 4K
Mas afinal, qual aparelho devo escolher para transformar minha TV em Smart TV?
Se você chegou até aqui, certamente notou que todos os dispositivos apresentam pontos fortes e fracos. Desse modo, é possível escolher qualquer aparelho desta lista com a certeza de estar adquirindo um bom produto. Contudo, alguns te oferecerão uma experiência melhor, porém isso varia de acordo com a sua necessidade e preço a ser investido.
Avalie se você deseja imagens mais nítidas e maiores resoluções, e considere os objetivos estipulados para o uso do aparelho. As funcionalidades não variam muito entre os modelos, portanto, pontos como design e praticidade podem ser levados em consideração no momento de escolha.