Toca-Discos: É Igual Vitrola? Os 10 Melhores Modelos em 2024!

Quem gosta de ouvir música certamente já cogitou comprar um toca-discos, alguns pela sonoridade, outros pelo saudosismo. Mas é um toca-discos mesmo ou uma vitrola? Você sabe a diferença? Não precisa se preocupar, pois além de explicar as diferenças, reunimos os melhores aparelhos do mercado.
Melhor custo-benefício 1 Raveo Sonetto

Raveo Sonetto

9,9
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Entrada USB com função dupla
2 Audio-Technica AT-LP60X

Audio-Technica AT-LP60X

9,7
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3 e 45 RPM
  • Sem conexão Bluetooth
  • Prato antirressonância e pré-amplificador fonográfico chaveável

3 Multilaser Pulse Perkins Retro

Multilaser Pulse Perkins Retro

9,6
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Cápsula de cerâmica com agulha de rubi

4 Audio-Technica AT-LP120XUSB

Audio-Technica AT-LP120XUSB

9,5
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Sem conexão Bluetooth
  • Prato antirressonância e pré-amplificador fonográfico chaveável

5 Raveo Orpheus

Raveo Orpheus

9,2
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3 e 45 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Acompanha duas caixas acústicas

6 Multilaser Pulse Sinatra Retro

Multilaser Pulse Sinatra Retro

9,1
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Acompanha duas caixas acústicas

7 Raveo Stadio

Raveo Stadio

8,9
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Reproduz CDs e cartões SD

8 ION Air LP

ION Air LP

8,7
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Conexão Bluetooth
  • Acompanha o software EZ Vinyml/Tape Converter

Opção mais avançada 9 Audio-Technica AT-LP140XP

Audio-Technica AT-LP140XP

8,6
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Sem conexão Bluetooth
  • Prato antirressonância e controle antiderrapagem dinâmico ajustável
10 ION Bronco LP

ION Bronco LP

8,5
Ver detalhes
  • Velocidades: 33 1/3, 45 e 78 RPM
  • Sem conexão Bluetooth
  • Design retrô que lembra um carro clássico

E se você quer encontrar o melhor toca-discos para a sua casa, basta continuar sua leitura. Pois reunimos modelos que vão atender aos tipos mais diversos de clientes.

Toca-discos e vitrola são a mesma coisa?

Podemos dizer que não, embora ambos aparelhos executem a mesma função, que é tocar discos, as vitrolas e os toca-discos são diferentes. Não há segredo algum: a diferença é que o toca-discos precisa de uma caixa de som externa. Para usar um toca-discos é necessária uma caixa de som ou um receiver, como o home theater.

Com exceção da caixa externa, o toca-discos conta com a mesma estrutura de uma vitrola: braço, prato giratório, agulha e outros controles. A diferença é que a vitrola conta com uma caixa de som interna, por outro lado o som é mais baixo.

Como escolher um toca-discos?

Esse é o tipo de ponto que não tem uma regra universal, o primeiro passo é avaliar a sua necessidade. Você é muito exigente ou quer apenas um aparelho para tocar os LPs do seu avô que ficaram em casa? Sabendo o que você quer ouvir, é mais fácil escolher um aparelho que agrade ao seu gosto.

O que levar em conta na hora de escolher um modelo?

Até alguns anos atrás, o toca-discos estava esquecido, mas hoje o cenário mudou com o lançamento de algumas bandas e artistas. O resultado é que atualmente existem diversas opções no mercado, o que pode tornar a busca pelo melhor modelo um pouco mais complicada.

Pensando nisso, reunimos pontos essenciais que devem ser levados em consideração no momento de escolher o seu modelo. Dessa forma, você poderá avaliar um toca-discos não apenas pelo modelo ou nome da marca, mas também por sua funcionalidade e outros aspectos relevantes.

Caixa de som integrada

Quem já fez a busca por um toca-discos antes, certamente encontrou dois tipos: os modelos com caixa de som integrada, e os que demandam uma caixa externa. Não dá para negar que os modelos que vêm com caixa equipada são mais práticos, além de ocuparem menos espaço.

Por outro lado, esses modelos com caixa integrada são menos potentes, e por consequência têm volume mais baixo. Mas se você está procurando um toca-discos com uma caixa de som potente, o ideal é optar por modelos que utilizem caixa de som externa ou que podem ser adaptados.

Velocidade de rotação

Você sabia que os discos de vinil são gravados em três velocidades diferentes? Pois é, essa é uma informação que não é tão comentada, porém também tem a sua importância. Desse modo, as três velocidades são:

Hoje praticamente todos os modelos de toca-discos reproduzem gravações a 33 RPM. De todo modo, o mais recomendado é optar por modelos que operem nas três velocidades, principalmente se você tem discos de épocas diferentes em casa.

Contrapeso e anti-skating

O contato da agulha com os sulcos do disco é o responsável pela reprodução das músicas gravadas. Porém, esse contato requer um peso específico, qualquer irregularidade na altura do braço, por exemplo, pode prejudicar a reprodução, desgastar a agulha e até estragar o seu disco.

Pensando nessa questão, os toca-discos mais modernos são fabricados com um contrapeso ajustável. Desse modo, é possível evitar que esse problema atrapalhe a sua experiência ao longo dos anos.

Já a função anti-skating também é muito importante, pois ela fica responsável por não deixar o braço deslizar demais sobre o seu disco de vinil. Além de evitar que o seu disco arranhe, essa função preserva por mais tempo o seu equipamento.

Maleta com tampa

Esse ponto pode não parecer tão relevante, mas não se deixe enganar, afinal, todo cuidado é pouco com aparelhos musicais. É certo afirmar que a tampa não vai tornar o seu som melhor, mas mesmo assim ela não pode ser descartada. Afinal, a tampa é um item muito importante, pois ela protege o seu aparelho de qualquer poeira.

Isso coloca em risco o seu toca-discos, pois especialistas apontam que, com o passar do tempo, os fragmentos de poeira arranham os discos e estragam o aparelho.

Os 10 melhores toca-discos em 2024

Agora que você já sabe quais pontos analisar antes de realizar a sua compra, é hora de conferir os melhores toca-discos que reunimos em nossa lista. Tudo pronto? Então vamos lá!

1. Raveo Sonetto

O Raveo Sonetto é um modelo ideal para quem está em busca de um aparelho acessível e funcional. Como os toca-discos voltaram com força, os fabricantes não ficaram presos à época, de forma que a tecnologia também trabalha junto com a tradição.

Este toca-discos reproduz gravações em três velocidades diferentes, 33 1/3, 45 e 78 RPM. Além disso, ele vem adaptado para conexão Bluetooth, o que dá a possibilidade de parear seu smartphone ou tablet com o toca-discos.

E a outra função de destaque deste modelo é a entrada para USB que tem dois modos para ser usada: você pode tanto reproduzir um arquivo do dispositivo conectado, quanto armazenar uma música do toca-discos para o dispositivo. Por fim, você ainda pode optar por conectar o Raveo Sonetto em um receiver e aproveitar ainda mais a suas músicas.



2. Audio-Technica AT-LP60X

A Audio-Technica é um nome de respeito no meio musical, e profissionais ou amantes de música certamente já ouviram falar dessa marca. Tamanho sucesso também garante que o AT-LP60X seja um toca-discos ideal para quem quer investir em um produto de qualidade.

Com este modelo será possível reproduzir gravações em 33 1/3 e 45 RPM, então se você herdou a coleção do seu avô, certamente os vinis dele vão continuar na estante. Contudo, a reprodução automática e recursos como o seu prato antirressonância vão garantir uma experiência incrível.

Um ponto muito interessante do AT-LP60X é o seu pré-amplificador fonográfico chaveável embutido. Dessa forma, você consegue conectar o seu aparelho a outros equipamentos de som, como amplificadores, por exemplo. Este modelo ainda conta com capa contra poeira e sua agulha pode ser substituída.



3. Multilaser Pulse Perkins Retro

A Multilaser consegue ocupar diversos rankings, e desta vez ela marcou presença com a vitrola Pulse Perkins Retro. Este modelo tem um belo acabamento com materiais de alta qualidade e ainda é uma ótima opção para quem quer um baixo investimento para ouvir seus LPs.

E se você ainda não comprou nenhum disco ou está esperando seu amigo emprestar aquele vinil especial, ainda é possível usar o seu aparelho. Graças à tecnologia Bluetooth, você consegue reproduzir músicas de smartphones e outros aparelhos.

O Multilaser Pulse Perkins Retro reproduz gravações em três velocidades diferentes, 33 1/3, 45 e 78 RPM. Além disso, conta com cápsula de cerâmica e agulha de rubi.

Com o toca-discos da Multilaser você pode reproduzir música em três velocidades diferentes. Além de contar com uma caixa de som dedicada, você pode conectar esta vitrola a outras caixas de som e desfrutar de suas músicas com mais potência.



4. Audio-Technica AT-LP120XUSB

Podemos dizer que este modelo da Audio-Technica é para quem sabe o que está procurando. O AT-LP120XUSB é um toca-discos que vai impressionar até os donos de ouvidos muito exigentes. E um dos primeiros destaques deste aparelho é o seu software próprio, o Audacity, que te permite converter seus discos em arquivos digitais.

Este toca-discos é completamente manual e executa três velocidades de gravação, o que vai possibilitar ouvir todo tipo de disco disponível. Você ainda pode optar por reproduzir músicas pela entrada USB. Além disso, é possível utilizar uma saída RCA e contar com um pré-amplificador fonográfico selecionável, para conectar o seu aparelho a outras caixas.

Além de um design moderno, o seu braço é balanceável e construído em forma de S. E para melhorar a sua experiência, este modelo conta com um controle de elevação amortecido hidraulicamente e descanso tratável.



5. Raveo Orpheus

A Raveo Orpheus é uma vitrola indicada para pessoas que querem desfrutar de um bom disco com ótima qualidade sonora. O seu design tem um acabamento que combina o clássico e o moderno de uma forma bem natural. Para completar, este modelo vem acompanhado de duas caixas acústicas.

Para conectar a este aparelho não faltam modos, dessa forma, as opções são: conexão via USB, como utilizar a Rádio FM, além das saídas auxiliares. E o destaque moderno deste modelo é a possibilidade de conexão via Bluetooth com NFC.

Por fim, quanto aos discos, este modelo reproduz duas velocidades: 33 1/3 e 45 RPM, de modo que os discos mais antigos não podem ser tocados.



6. Multilaser Pulse Sinatra Retro

A Multilaser oferece um modelo acessível e que vai chamar a atenção de quem está procurando um aparelho com belo visual. Esta vitrola não tem tantas funcionalidades como os modelos mais avançados, mas não vão faltar recursos para ouvir suas músicas.

Neste modelo você consegue utilizar três velocidades de reprodução, e um grande destaque é a possibilidade de conexão via Bluetooth. Para garantir um som de qualidade, você ainda conta com duas caixas de som embutidas.

E esse som ainda pode ficar melhor graças à saída RCA, que te permite conectar a sua vitrola a outras caixas de som.



7. Raveo Stadio

O toca-discos da Raveo vem com um acabamento que vai te levar para outra época. Este modelo tem um bom custo-benefício e é indicado para quem quer um som de qualidade com muitas funcionalidades.

Ele reproduz discos em três velocidades diferentes e você ainda tem outras opções: reproduzir diversas rádios FM; CD; cartão SD; e, além da conexão USB e Bluetooth, você ainda tem a entrada auxiliar RCA.

E, por fim, uma ótima funcionalidade desta vitrola é a possibilidade de gravar seus discos como arquivos digitais. Para quem quer um toca-discos com inúmeras possibilidades, pode encontrar tudo o que está procurando neste modelo.



8. ION Air LP

Este modelo é ideal para quem está em busca de um aparelho intermediário e com bom custo-benefício. Podemos começar destacando o seu belo acabamento, que tem um design minimalista em cor preta.

Para quem tem mais de um modelo de vinil em casa, é possível reproduzir discos em qualquer velocidade de reprodução. Outro ponto que chama a atenção é sua conexão via Bluetooth e um sistema autostop para parada automática.

Quem gosta de ouvir músicas em fones de ouvido pode conectar os gadgets a este aparelho ou utilizar a mesma saída RCA para conectar outros aparelhos. Este modelo ainda vem com o software EZ Vinyml/Tape Converter. Com ele é possível converter registros em arquivos digitais conectando o Air LP a qualquer computador com um cabo USB.



9. Audio-Technica AT-LP140XP

Se você é um amante de música e está disposto a investir em modelos com tudo que a tecnologia pode oferecer, o AT-LP140XP merece a sua atenção. Este modelo oferece nada menos do que experiência profissional e desempenho para DJs.

O AT-LP140XP tem três velocidades selecionáveis e é equipado com um prato de alumínio antirressonância. O seu braço é em forma de S tem um controle de elevação amortecido hidraulicamente. Ele ainda conta com controle antiderrapagem dinâmico ajustável.

O modelo ainda tem outros recursos profissionais, como um botão iniciar/parar, trava de altura de som selecionável de alta precisão, reprodução para frente e para trás, entre outras funções. O seu acabamento é muito bonito e o som é um dos melhores que você pode ter em casa.



10. ION Bronco LP

O ION Bronco LP é um modelo indicado para quem gosta de ouvir músicas em grande estilo. Este é um aparelho que também pode agradar quem está procurando um modelo multifuncional, de modo que ele tem quatro funções.

É possível executar gravações em três velocidades diferentes, o que te dá a garantia de tocar qualquer disco. Os amantes de rádio também podem sintonizar o ION Bronco LP nas estações AM/FM. E ainda há a opção de utilizar um USB para ouvir as suas músicas. A quarta função fica por conta da sua saída RCA.

O modelo lembra um clássico Ford, o que pode chamar atenção dos apaixonados por carros. Por fim, podemos destacar o seu amplificador interno, que garante uma boa qualidade de som mesmo sem adaptadores.



Afinal de contas, qual toca-discos devo comprar?

Primeiramente, é necessário avaliar o tipo de ouvinte que você é. Para iniciantes e esporádicos, os modelos mais simples e barato costumam ser o suficiente. Nesse caso, vale a pena considerar opções como Raveo Sonetto e Multilaser Pulse Perkins Retro.

Já ouvintes intermediários podem esperar um pouco mais em termos de qualidade sonora, e por isso modelos como Audio-Technica AT-LP60X e Raveo Stadio podem ser mais adequados.

Quem é mais entusiasta dos toca-discos e pode investir um pouco mais, deve se atentar a mais fatores que um usuário iniciante, sendo assim, modelos como Audio-Technica AT-LP120XUSB, ION Bronco LP e Audio-Technica AT-LP140XP podem atender mais às expectativas.

De qualquer forma, todos os modelos que listamos são bons e podem garantir muitas horas de boas músicas e uma experiência totalmente diferente em um mundo no qual estamos acostumados com serviços de streaming facilmente nas nossas mãos.

Gostou deste artigo?