Teclado Musical para Iniciante: Confira as 6 Melhores Opções

Se você curte música e pretende começar a tocar teclado, deve saber como o instrumento é fascinante e permite inúmeras combinações dentro de uma canção. No entanto, com diversas opções no mercado atual, como escolher a melhor?
Melhor custo-benefício 1 Teclado Casiotone CT-S200

Teclado Casiotone CT-S200

9,7
Ver detalhes
  • Com 61 teclas
  • Polifonia máxima: 48
  • Com entrada para pedal de sutentação
2 Teclado Yamaha PSR-F51

Teclado Yamaha PSR-F51

9,6
Ver detalhes
  • Com 61 teclas
  • Polifonia máxima: 32

Preço acessível 3 Teclado Spring TC-261

Teclado Spring TC-261

9,5
Ver detalhes
  • Com 61 teclas
  • Polifonia máxima: 128
4 Teclado Casiotone CT-S100

Teclado Casiotone CT-S100

9,4
Ver detalhes
  • Com 61 teclas
  • Polifonia máxima: 32
  • Com entrada para pedal de sutentação

5 Teclado Casio CTK-3500

Teclado Casio CTK-3500

9,3
Ver detalhes
  • Com 61 teclas
  • Polifonia máxima: 48
  • Com entrada para pedal de sutentação
  • 2 níveis de sensibilidade

6 Teclado Key Power KP100

Teclado Key Power KP100

9,0
Ver detalhes
  • Com 61 teclas

Para te ajudar a decidir qual o melhor teclado musical para você que está iniciando, separamos algumas informações sobre o produto, como fatores a serem observados antes da compra e os 6 melhores modelos disponíveis atualmente no mercado. Continue lendo e entenda tudo sobre esse instrumento!

Como escolher um bom teclado para iniciantes

Antes de decidir qual o modelo de teclado você irá adquirir, é importante estar ciente sobre as diferenças e especificações que esse produto pode ter. Pensando nisso, listamos alguns fatores a serem observados para garantir a melhor escolha. Confira abaixo:

Quantidade mínima de teclas

A quantidade de teclas de cada teclado é um fator importante na hora da escolha, uma vez que o alcance de som do instrumento é diretamente afetado pelo número de teclas que ele contém. Assim, o mais indicado é procurar aqueles modelos que tenham no mínimo 61 teclas, para garantir uma melhor performance.

Tipo de teclado musical

Os teclados podem ter dois tipos principais: os arranjadores e os sintetizadores, com algumas características específicas.

Ideal para quem está começando, devido a sua forma prática e interativa, os teclados arranjadores são mais simples, com menos recursos e levam esse nome pois ajudam a criar os arranjos, como as melodias e a harmonia.

Já os do tipo sintetizadores são aqueles que podem reproduzir inúmeros sons de diferentes instrumentos e contam com mais funções, perfeito para quem gosta de criar sua própria sonoridade com várias combinações.

Sensibilidade das teclas

Outro fator importante a ser analisado é a sensibilidade das teclas, ou seja, se elas são capazes de terem diferentes volumes de sonoridades de acordo com o toque.

Alguns modelos permitem que os sons sejam modulados apenas com a diferença com que você toca nas teclas, assim como os pianos acústicos, oferecendo mais adaptabilidade às canções.

Entrada para pedal de sustentação

Pedal de sustentação

A entrada para pedal de sustentação não é uma característica necessária para quem está começando com o instrumento, mas no decorrer da aprendizagem ela pode ser útil para garantir mais sustentação das notas, como nos pianos.

Assim, você consegue utilizá-lo para estudos e posteriormente, quando estiver mais avançado, aproveitar o controle das notas nas músicas.

Sonoridade e polifonia

Por fim, você deve analisar a polifonia do teclado, ou seja, o suporte para a realização de diversas notas de uma só vez, já que ela pode influenciar na sua performance com o instrumento.

Para quem está iniciando, o ideal é procurar um modelo com pelo menos 32 vozes de polifonia, para evitar que as notas se sobreponham durante a utilização com as duas mãos.

Melhores teclados musicais para iniciantes

Após entender quais características observar ao procurar pelo modelo ideal, nós preparamos uma lista com as 6 melhores opções de teclado musical para iniciantes para que essa tarefa seja ainda mais fácil, sempre pensando em um bom custo-benefício para você. Confira abaixo:

1. Teclado Casiotone CT-S200

Com design elegante e tamanho compacto para facilitar a mobilidade, o modelo conta com 61 teclas e uma interface simples e interativa que torna mais prático o uso para quem está começando a tocar.

Além disso, o produto conta com teclas que remetem às de um piano, bem como um botão que permite ao músico gravar diferentes configurações de tons e ritmos. O instrumento dispõe também de equalizador e uma alta qualidade sonora para a sua utilização.



2. Teclado Yamaha PSR-F51

Dispondo de uma interface intuitiva para músicos iniciantes, o teclado conta com 61 teclas padrões e 114 estilos diferentes de alto falante, que podem ser facilmente combinados ao utilizar o equalizador que vem incluso.

Perfeito para quem busca variedade e adaptabilidade, o modelo não só consegue reproduzir sons mais modernos como também te dá a possibilidade de explorar sonoridades clássicas. Além disso, esse teclado conta com a tecnologia Dual Voice, que garante mais qualidade do áudio no seu uso.



3. Teclado Spring TC-261

O preço acessível do modelo é uma das principais características a se destacar, além do peso leve e tamanho compacto que oferece uma maior mobilidade e a interface interativa com botões coloridos e diferentes funcionalidades.

Além disso, o instrumento conta também com as 61 teclas padrões e 300 ritmos diferentes que podem ser combinados durante a utilização, bem como os acessórios que vêm inclusos.



4. Teclado Casiotone CT-S100

O teclado da Casio conta com 61 teclas padrões, que proporcionam uma interatividade maior para os músicos iniciantes, ao oferecer um painel simples e com menos botões, além do tamanho compacto para uma maior mobilidade.

O instrumento também conta com 122 tons e 61 ritmos que vão te garantir um melhor desempenho durante a sua utilização, além de ter um design moderno e elegante e dispor de saída para fone de ouvido.



5. Teclado Casio CTK-3500

Apesar de ter um custo de investimento um pouco mais elevado, o modelo garante uma incrível experiência sonora na utilização, uma vez que conta com 400 tons integrados e 10 tipos de reverberação diferentes, bem como diferentes ritmos para você explorar as funções.

Além disso, o produto dispõe também de sistema de sensibilidade ao toque, assim é possível variar as nuances dos sons apenas com a pressão do toque, bem como as 61 teclas padrões e um design que remete ao piano clássico.



6. Teclado Key Power KP100

Com um preço mais acessível para quem está iniciando, o modelo conta com as 61 teclas padrões, além de entrada para microfone e para fone de ouvido, bem como um tamanho compacto que facilita o seu transporte e garante mais mobilidade.

A qualidade sonora é garantida com esse instrumento, que oferece ao músico 350 tons diferentes e 30 músicas demo que podem ser combinados durante a utilização, além de um display em LED para proporcionar mais interatividade.



Comparativo dos modelos

Modelo Teclas Polifonia Entrada para pedal Sensibilidade nas teclas
Teclado Casiotone CT-S200 61 48 Sim Não
Teclado Yamaha PSR-F51 61 32 Não Não
Teclado Spring TC-261 61 128 Não Não
Teclado Casiotone CT-S100 61 32 Sim Não
Teclado Casio CTK-3500 61 48 Sim 2 níveis de sensibilidade
Teclado Key Power KP100 61 Não informado Não Não

Quais as diferenças entre teclado, piano e órgão?

Ao contrário do que muitos imaginam, um teclado não pode ser definido como a versão reduzida e portátil de um piano, uma vez que as diferenciações vão muito além do tamanho entre eles.

Além disso, o órgão é outro item facilmente confundido com esses outros instrumentos devido às semelhanças entre eles. Por isso, vamos te explicar quais as diferenças entre o teclado, o piano e o órgão. Confira:

Teclado:

Teclado

O teclado é um instrumento eletrônico que, por essa característica, consegue imitar a sonoridade de diversos outros instrumentos, como os de corda, percussão e até mesmo os mais clássicos.

Piano:

Piano

Já o piano, ao contrário do que pode parecer, é um instrumento de cordas, que contém geralmente 88 teclas, utilizadas para transmitir as vibrações para as cordas e fazer com que o som seja produzido.

Órgão:

Órgão

Por fim, o órgão é um instrumento de sopro, em que o ar passa por tubos e cria a sonoridade desejada. A intensidade com que a tecla é tocada faz com que os tubos sejam acionados para a criação de diferentes sons.

Gostou deste artigo?