Secadora de Roupa a Gás: É Boa? Vale o Investimento?

Com nosso dia a dia tão corrido e cheio de coisas para fazer, nada melhor do que contar com uma ajuda para facilitar, não é mesmo? A secadora de roupa a gás, diminui o seu trabalho com as roupas sujas.

A secadora de roupa a gás, seca as suas roupas com gás natural ou gás propano. Elas são uma boa opção, pois são mais econômicas e secam suas roupas em menos tempo do que uma secadora elétrica. Essas características trazem mais praticidade para a sua vida corrida.

Para saber mais detalhes sobre esta máquina, e se vale a pena ou não investir em uma secadora a gás ao invés de uma máquina elétrica, acompanhe este artigo. A seguir iremos explicar tudo sobre esse tipo de secadora.

Secadora de roupa a gás: praticidade para o seu dia a dia

A secadora de roupa a gás traz mais praticidade de modo muito mais eficiente e rápido do que outros métodos. Ou seja, seu serviço de estender as roupas no varal e contar com a sorte para que não chova ou que pegue sol suficiente, ficará para trás.

Dessa forma, a secadora é uma ótima opção para quem vive em espaços pequenos como apartamentos. Isso porque nesses lugares nem sempre há um espaço adequado para estender as roupas para que sequem direito.

Além disso, essas máquinas contam com diversas opções de secagem que você pode configurar como quiser:

  • Diferentes temperaturas;
  • Diversos tipos de tecido;
  • Velocidade da secagem;
  • Função de lavagem à seco.

Vale destacar que a secagem destas máquinas é mais rápida do que de uma secadora ou de uma lava e seca elétrica. Assim sendo, você economiza tanto no tempo quanto no custo de cada ciclo.

Por fim, a maior desvantagem da secadora de roupa a gás está na sua instalação. Afinal, por conta do gás, você precisa ter uma tubulação específica para tal e ainda um exaustor externo para o gás.

Mas, antes de desanimar, veja este comparativo entre a máquina de secar a gás e a elétrica:

Máquina de secar a gás X elétrica

Mesmo que a secadora de roupa a gás tenha funcionamento parecido com a elétrica, algumas coisas são diferentes.

A começar pela questão da energia elétrica. Enquanto a secadora a gás utiliza energia apenas para ativar seus displays e placas eletrônicas, a máquina elétrica realiza todo o serviço com base em eletricidade.

Veja na tabela abaixo mais algumas características de cada uma dessas máquinas:

Secadora A Gás Elétrica
Aquecimento Com gás natural ou propano Com eletricidade
Preço Mais cara Mais barata
Custo de uso Mais barata Mais cara
Instalação Entrada e saída de água e gás com ventilação por meio de exaustor de metal Entrada de água, saída de água e ventilação convencional

Desse modo, podemos ver que a máquina de secar a gás é mais cara e difícil de instalar. Em contrapartida, ao longo do tempo, o custo de uso compensa o gasto inicial. Isso porque o gás é mais barato que a energia elétrica.

Benefícios da secadora a gás

Além da questão de custo-benefício, a secadora de roupa a gás possui outros benefícios, como::

  • Menos tempo para secar as roupas;
  • Deixa as roupas mais macias;
  • Conta com um sensor de umidade para que nenhuma peça saia úmida da máquina;
  • Tem desligamento automático;
  • Pode secar diferentes tecidos, sem danificar ou encolher as peças. É possível secar até tênis nestas secadoras, algo muito difícil nas elétricas;
  • Excelente opção para locais pequenos, que não pegam sol e para dias chuvosos;
  • Aquecimento constante e uniforme em todas as peças.

Nessa máquina, você consegue secar vários tipos de tecidos e de diferentes tamanhos sem que as peças fiquem menores. Isso é algo que sempre incomodou as pessoas nas secadoras elétricas, pois as roupas corriam o risco de encolher. Mas, por conta do sistema de aquecimento a gás que é mais uniforme e eficaz, as roupas saem inteiras.

A diferença em economia é realmente maior?

Podemos dizer que há sim uma economia. Claro que, no início, será demorado para perceber a economia, pois a máquina de secar roupas a gás realmente é mais cara para comprar.

No entanto, como os ciclos de uso são mais curtos e as roupas saem secas de verdade, a diferença compensa. Notamos que há uma economia de pelo menos 6% ao mês com o uso do gás ao invés da eletricidade.

Vale a pena investir em uma secadora de roupa a gás?

De modo geral, vale a pena investir em uma secadora de roupas a gás. Afinal, ela faz uma secagem mais rápida e eficiente de qualquer tipo de tecido, inclusive de tênis e ursos de pelúcia.

Mesmo que o custo inicial seja maior quando comparado às secadoras elétricas, com o tempo essa diferença se paga. Além disso, a questão de poder escolher tempo de secagem, temperatura, tipo de tecido, entre outras funções, é muito atrativa.

Gostou deste artigo?