Confira os 6 Melhores Ar-Condicionados Portáteis em 2024

Na época do outono-inverno começa o melhor período para procurar e, acima de tudo, comprar um bom ar-condicionado portátil. Mas na hora de escolher surge aquela dúvida, qual o melhor ar-condicionado portátil? E, nesse artigo, nós iremos te apresentar os melhores modelos.
Melhor custo-benefício 1 Elgin Eco Cube

Elgin Eco Cube

10,0
Ver detalhes
  • Com ciclo frio
  • Capacidade de 9.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias
Com ciclo frio e quente 2 Britânia Portátil

Britânia Portátil

9,8
Ver detalhes
  • Com ciclo frio e quente
  • Capacidade de 11.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias
3 Olimpia Splendid Dolceclima Compact 10

Olimpia Splendid Dolceclima Compact 10

9,4
Ver detalhes
  • Com ciclo frio
  • Capacidade de 10.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias

4 Philco Vírus Protect

Philco Vírus Protect

9,3
Ver detalhes
  • Com ciclo frio
  • Capacidade de 11.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias
  • Com filtro antivírus

5 DeLonghi Pinguino Silent

DeLonghi Pinguino Silent

9,2
Ver detalhes
  • Com ciclo frio
  • Capacidade de 13.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias

6 Olimpia Splendid Dolceclima Silent 12

Olimpia Splendid Dolceclima Silent 12

9,0
Ver detalhes
  • Com ciclo frio
  • Capacidade de 12.000 BTU/h
  • Com controle remoto
  • Com puxadores laterais e rodinhas giratórias

Com isso em mente, preparamos este artigo com os 6 melhores ar-condicionados portáteis de 2024. Cada opção consta com especificações e indicações de uso, informações que serão muito úteis para que você escolha o modelo ideal para as suas necessidades, portanto, não deixe de conferir!

Qual a diferença entre um ar-condicionado portátil e um convencional?

O ar-condicionado portátil é mais prático por dezenas de razões, já o ar-condicionado convencional se limita mais e gera gastos extras caso você queira mudá-lo de local, embora seja mais potente e, geralmente, tenha um custo-benefício mais atraente.

De todas as diferenças entre um ar-condicionado portátil e um convencional, vale destacar alguns pontos.

A primeira grande diferença está na fixação de cada um dos aparelhos. O ar-condicionado portátil, como o próprio nome sugere, é feito justamente para ser intercalado entre os cômodos da sua casa ou apartamento. Assim, você não precisa comprar um aparelho específico e deixá-lo em um determinado ambiente.

Pelo contrário: basta apenas uma janela próxima e pronto, o ar-condicionado portátil pode ser ligado sem muitas complicações. Por outro lado, o ar-condicionado convencional precisa ser fixado ao ambiente e por isso você não consegue trocá-lo com facilidade.

Assim, apenas os principais cômodos da sua casa ou apartamento ficam mais frescos ou até frios nos dias mais ensolarados do verão brasileiro.

Outra diferença também se refere às potências de cada um dos aparelhos. O ar-condicionado portátil costuma ser mais fraco e limitado em comparação aos aparelhos tradicionais. Isso porque a vazão de ar de cada aparelho é diferente e a falta do compressor externo também diminui a potência da versão móvel.

Por fim, é importante destacar também a preferência de ambiente que cada aparelho possui. Ou seja, o ar-condicionado portátil é perfeito para cômodos menores, especialmente apartamentos pequenos e kitnets, já a versão tradicional é mais adequada para ambientes maiores e mais arejados por conta da possibilidade de ter uma maior potência.

O que são os BTUs do ar-condicionado?

A sigla BTU significa British Thermal Unit, que pode ser traduzido como Unidade Térmica Britânica em português. Ou seja, BTU é uma medida para determinar a potência de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado, seja convencional ou portátil.

Algo para você ter em mente é que quanto maior for a potência em BTUs de determinado aparelho, mais rápido e abrangente pode ser o processo de refrigeração. Inclusive, há uma quantidade ideal de BTUs para cada ambiente e veremos mais sobre isso no tópico a seguir.

Como saber a quantidade de BTUs que necessito para o meu ambiente?

A quantidade necessária de BTUs para gelar a sua casa varia de acordo com o metro quadrado do seu ambiente. Felizmente, há uma conta bastante simples que você pode fazer para encontrar a quantidade ideal.

De início, você precisa ter em mãos a quantidade do metros quadrados do ambiente. Cada 1 metro quadrado significa 600 BTUs e soma-se à quantidade final mais 600 BTUs para cada pessoa que estiver na área. Além disso, se há um aparelho que emite calor, também somam-se mais 600 BTUs, e mais 800 se houver contato direto com o sol.

Veja a tabela abaixo que preparamos para facilitar ainda mais a sua busca pelo melhor ar-condicionado portátil de acordo com a quantidade necessária de BTUs.

Área Quantidade de BTUs
9 m² 7 mil BTUs
12 m² 9 mil BTUs
25 m² 15 mil BTUs
30 m² 18 mil BTUs
40 m² 24 mil BTUs
50 m² 30 mil BTUs
60 m² 36 mil BTUs

Vantagens e desvantagens de um ar-condicionado portátil

Vantagens
  • Todo o aparelho fica na área interna do cômodo;
  • Dá para alterar utilizar um mesmo aparelho em diversos cômodos;
  • Não é necessário quebrar a parede ou ter uma instalação prévia;
  • Não é necessário contratar um profissional da área para instalar o aparelho.
Desvantagens
  • Gelam menos que os convencionais;
  • Ocupam um espaço que pode ser útil, sobretudo em ambientes menores;
  • Necessitam de janelas no ambiente.

Os 6 melhores ar-condicionados portáteis em 2024

Encontre a seguir o melhor ar-condicionado portátil para o seu lar a partir das dicas e conselhos sobre cada um dos aparelhos desta lista.

É importante prestar atenção à quantidade de BTUs, mas também dê uma atenção às funções extras de cada opção. Assim, o custo-benefício fica ainda melhor.

Vamos à lista dos 6 melhores ar-condicionados portáteis em 2024!

1. Elgin Eco Cube

O ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube abre esta lista por conta do excelente custo-benefício do aparelho e sua ótima quantidade de BTUs. Com 9.000 BTUs, o aparelho consegue refrigerar cômodos pequenos em pouco tempo e com o mínimo de esforço, especialmente salas de apartamentos compactos.

O design é bastante minimalista e, por conta do seu branco chapado, pode até mesmo passar despercebido aos olhares desatentos. Há a função sleep, que é o programa para desligar automaticamente após certo período de tempo ou após atingir a temperatura ideal, o que gera mais praticidade e economia.

Fora tudo isso, voltamos a reafirmar que, por conta da potência e das soluções extra, o ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube está entre os melhores custo-benefício desta lista.

Porém, é importante destacar que as paletas são pequenas e por isso você pode demorar para sentir a diferença de temperatura no ar do ambiente. Caso queira uma resposta mais rápida e imediata, talvez este aparelho não seja o ideal para você!



2. Britânia Portátil

O ar-condicionado Britânia Portátil se destaca por muitos fatores e pode ser facilmente classificado como o melhor ar-condicionado portátil desta lista. O primeiro grande destaque do aparelho é sua potência de 11.000 BTUs, quantidade mais do que ideal para refrigerar ambientes pouco arejados, como salas de pequenos apartamentos ou escritórios.

Mais um diferencial é a presença de um filtro antibacteriano, responsável por filtrar o ar do aparelho e garantir que não haja presença de bactérias e poluentes no cômodo.

Por fim, o ar-condicionado Britânia Portátil é bastante compacto e alcança apenas 70 cm de altura, 42 cm de largura e 32 cm de profundidade. Tudo isso pesa 25 kg, número bem baixo em comparação direta com outras opções desta lista.

A única grande desvantagem do aparelho está em seu design bastante simples, que não conta com nenhum ponto mais chamativo. Inclusive, o LED que mostra a temperatura é branco, assim como o restante do aparelho, e isso dificulta a visualização da temperatura do ambiente.



3. Olimpia Splendid Dolceclima Compact 10

O ar-condicionado portátil Olimpia Splendid Dolceclima Compact 10 se destaca nesta lista por ser um dos menores aparelhos e também um dos mais potentes em força de refrigeração.

O aparelho tem 10.000 BTUs, quantidade mais do que suficiente para refrigerar um escritório ou um cômodo com poucas pessoas de maneira rápida e fácil.

Além disso, o tamanho compacto acompanha um design bem simples, entregando um produto totalmente branco, com exceção do painel que tem tons de cinza. Contudo, o aparelho não é bivolt. Por isso, você precisa ter atenção às voltagens da sua casa ou ambientes do seu escritório.



4. Philco Vírus Protect

O ar-condicionado Philco Vírus Protect é um aparelho potente e ainda traz benefícios bem relevantes, principalmente para pessoas que sofrem com problemas respiratórios. A começar pela potência, o Philco Vírus Protect possui 11.000 BTUs e garante rapidez na hora de refrigerar ambientes grandes.

Fora isso, ele conta com um filtro antivírus e ionizador de ar, responsável pelo combate aos vírus e bactérias presentes no ar. A filtragem especial ainda elimina odores, fumaça e partículas de pólen presentes no ar, além de reduzir a incidência de mofo.

O ar-condicionado portátil da Philco também possui quatro funções em um único aparelho. Desta forma, ele é capaz de refrigerar, desumidificar, ventilar e também purificar os ambientes em que estiver funcionando.

Em relação ao design, o aparelho chama atenção apenas no painel touch screen e, embora não seja tão compacto, as rodinhas ajudam na hora da troca de ambiente. Entretanto, todas essas funções refletem em um preço mais elevado em comparação direta com outras opções.



5. DeLonghi Pinguino Silent

O DeLonghi Pinguino Silent é o melhor ar-condicionado portátil desta lista no quesito silêncio. Isso porque o aparelho foi desenvolvido para ter ruídos mínimos enquanto refrigera um ambiente.

Além de ser extremamente silencioso, o aparelho possui uma alta potência de 13.000 BTUs, sendo um dos mais fortes desta lista. Essa quantidade de refrigeração gela até mesmo os ambientes grandes em pouco tempo.

Há também a tecnologia Real Feel, da marca DeLonghi, que serve para garantir o melhor nível de conforto por combinar a redução da temperatura e o controle de umidade ao refrigerar um ambiente.

Além disso, o display LED do aparelho conta com o sistema CLI (Comfort Light Indicator, ou Luz Indicadora de Conforto em tradução livre). A partir dele, você acompanha o estado da temperatura e da umidade do ambiente a partir das cores.

Porém, todas essas soluções extras e a alta potência refletem em um preço pouco acessível, sendo indicado apenas para ambientes grandes e que precisam de uma refrigeração confortável e ágil. Em relação ao design, o ar-condicionado DeLonghi Pinguino Silent está longe de ser compacto e seus 30 quilos podem dificultar a locomoção do aparelho.



6. Olimpia Splendid Dolceclima Silent 12

A Olimpia Splendid Dolceclima volta a aparecer nesta lista, agora com o ar-condicionado Silent 12, responsável por uma refrigeração homogênea e rápida graças à potência de 12.000 BTUs.

Por ser um dos aparelhos mais fortes desta lista, é natural imaginar que ele emita muitos ruídos ao ser ligado em sua máxima potência. Felizmente, a tecnologia do Silent 12 faz com que os barulhos sejam mínimos e, muitas vezes, imperceptíveis.

No entanto, o grande diferencial do aparelho é a função blue air, que refrigera o ar de um jeito bem rápido e, acima de tudo, de modo homogêneo. Assim, todo o ambiente fica gelado ao mesmo tempo. Mesmo com tamanha potência e soluções, o aparelho consegue ser compacto e pesar menos de 30 quilos, facilitando sua locomoção.



Fichas técnicas dos modelos

Para facilitar a sua escolha, elaboramos a tabela abaixo com os dados mais importantes de cada modelo! O tamanho máximo em m² dos ambientes foi definido considerando o uso residencial, com poucas pessoas em cada cômodo e sem muitos equipamentos que possam elevar a temperatura do ambiente.

Modelo BTUs Potência Dimensões em cm (LxPxA) Ambiente máximo em m²
Elgin Eco Cube 9000 940 W (127V) - 780W (220V) 32,0x32,0x67,0 15
Britânia Portátil 11000 1500 W (127V) - 1350W (220V) 42,0x32,0x70,0 18
Olimpia Splendid Dolceclima Compact 10 10000 - 35,5x34,5x70,3 16
Philco Vírus Protect 11000 - 52,0x44,5x87,5 18
DeLonghi Pinguino Silent 13000 1200 W (127V) - 1300 W (220V) 44,9x39,5x75,0 21
Olimpia Splendid Dolceclima Silent 12 12000 - 49,0x36,5x76,0 20

Afinal de contas, qual modelo devo comprar?

O melhor ar-condicionado portátil é aquele que possui a quantidade de BTUs mais indicada ao tamanho do seu ambiente. Por isso, grandes cômodos demandam uma potência mais alta do aparelho e por isso você deve prestar atenção nos números de cada um.

Embora a quantidade de BTUs seja importante e até fundamental para ter uma boa experiência com o futuro aparelho, você deve dar uma atenção extra ao peso de cada opção. Ao escolher um ar-condicionado portátil, presume-se que você vá intercalar o aparelho em diferentes ambientes.

Sendo assim, aparelhos muito pesados podem dificultar bastante a sua vida. Inclusive, quanto maior for o peso, mais chance de quebrar as rodinhas do aparelho. Por isso, preste bastante atenção neste quesito.

Por fim, também tenha certeza que aquela opção pode ser adequada ao ambiente, afinal de contas, o ar-condicionado portátil depende de janelas próximas, e compare os valores de cada aparelho.

Embora os aparelhos tenham funções e potências parecidas, muitos deles têm diferenças de preços. Sendo assim, não se esqueça de fazer comparações para encontrar o melhor ar-condicionado portátil para você!

Gostou deste artigo?