Então continue aí, pois além de ver os melhores aquecedores para a sua casa, você vai entender as vantagens e por qual motivo optar por ter um.
Por que escolher um aquecedor a óleo?
Além de gerar uma fonte de calor no inverno, os aquecedores a óleo costumam ser os mais indicados, pois trazem muitas vantagens consigo. Muitas pessoas preferem estes modelos porque eles são os mais recomendados para quem tem problemas respiratórios.
Quem procura por aparelhos silenciosos também fica satisfeito com os aquecedores a óleo. Além disso, a funcionalidade destes modelos é praticamente igual a de modelos elétricos, entretanto, o óleo quente não fica exposto, de modo que não precisa ser trocado.
Por fim, você pode escolher um aquecedor a óleo porque ele mantém o ambiente aquecido por mais tempo se comparado a outros aquecedores. Mas se esses motivos não foram suficientes para te ajudar a se decidir, confira a seguir as vantagens e desvantagens do eletroportátil.
Vantagens e desvantagens de um aquecedor a óleo
Entre as todas as vantagens, podemos destacar que o aquecedor a óleo é uma boa opção por não ressecar o ambiente, uma vez que não entra em contato com o ar. Isso ocorre por conta do óleo, que, ao ser aquecido, transmite um ar quente úmido.
Estes modelos costumam ser mais silenciosos, o que é uma vantagem principalmente para quem pensa em usar o aparelho na hora de dormir. Além disso, são dispositivos práticos e muito fáceis de serem usados. Pelo fato do óleo ficar em circulação e protegido, não é necessário realizar a troca ou uma manutenção periódica.
Por outro lado, as suas desvantagens costumam ser em relação ao preço e ao consumo de eletricidade, que pode ser elevado dependendo do uso. Outro fator é o aquecimento lento: como o óleo demora mais tempo para aquecer (principalmente em regiões mais frias), é preciso mais tempo para começar a transmitir calor.
Vantagens
- Não resseca o ambiente;
- São silenciosos;
- Práticos e fáceis de serem usados;
- Não é preciso realizar troca do óleo.
Desvantagens
- Consumo alto de eletricidade;
- Aquecimento lento.
Qual o melhor aquecedor a óleo?
Sabendo os motivos, as vantagens e as desvantagens de ter um aquecedor a óleo, é hora de ver as melhores opções que reunimos para você. Temos marcas mais conhecidas, embora as outras marcas menos populares ofereçam modelos muito bons. Pronto para escolher o melhor aquecedor a óleo para a sua casa? Então vamos para a nossa lista!
1. Mondial A-06
A Mondial é uma marca que tem a confiança de milhares de brasileiros, de modo que oferece uma gama de produtos que facilitam a vida doméstica. Dessa forma, o seu aquecedor transmit qualidade e confiança.
O aquecedor A-06 possui a base de cerâmica, o que atribui maior segurança ao modelo, pois não há riscos de sua superfície esquentar e causar queimaduras. Além disso, para facilitar a mobilidade, ele possui rodinhas, o que permite deslocá-lo facilmente pela casa.
Outro recurso interessante é que, se este aparelho cair ou atingir a temperatura máxima, ele desliga automaticamente. Além disso, ele também não emite luz, fator ideal para pessoas que querem um modelo discreto.
Para tornar o seu uso ou armazenamento mais prático, você ainda conta com um espaço para guardar o cabo do aquecedor. E um ponto muito interessante neste modelo são os três níveis de temperatura (mínima, média e máxima). E se você quer um aparelho silencioso, esta é uma ótima opção.
2. Britânia AB 1500W
Marca presente em quase todos os lares brasileiros, a Britânia é uma fabricante consagrada, e não é para menos. São mais de 60 anos levando qualidade e confiança para lares de todos os estados do país. A Britânia não apenas oferece inovação, como também a garantia de uma ótima experiência para o consumidor.
O aquecedor AB 1500W tem configurações e funcionalidades semelhantes ao Mondial A-06. Este modelo tem rodinhas e suporte para fio, o que o torna bem prático. Também, conta com um sistema de segurança que desliga o aparelho caso ele caia, e desliga para evitar superaquecimento.
Um ponto que merece atenção: este modelo não é bivolt, então selecione a voltagem corretamente no momento de compra.
É possível optar entre três níveis diferentes de potência e, além de portátil, este modelo é compacto, ideal para quem tem cômodos menores. Diferentemente do modelo da Mondial, o AB 1500 tem luzes de funcionamento.
3. Ventisol AO-01
A Ventisol atua há mais de 20 anos no Brasil, e a empresa figura como uma das maiores sul do país. Ao longo desse tempo, a marca ressalta que pode ser definida em uma única palavra: confiança.
O aquecedor AO-01 é portátil e, embora o seu design remeta a um aparelho antigo, a sua tecnologia é bem atual. Para movê-lo de um local para o outro, você conta com o auxílio das rodinhas e da alça para transporte. Dessa forma, não haverá dificuldade de levar o calor para diferentes ambientes.
Este modelo oferece três opções de potência, e se por acaso ele cair, você não precisa se preocupar, pois o aquecedor é totalmente blindado para garantir maior proteção. Além disso tudo, ele não deixa de ser um modelo silencioso que dispensa a troca ou a manutenção do óleo.
4. Oster Aquecedor Digital OAQC510
A Oster é uma marca fundada em 1924, e até hoje leva inovação e tecnologia para a casa de milhares de consumidores. A fabricante tem como objetivo dar a sensação de poder, através do desempenho de seus inúmeros produtos.
O Aquecedor Digital OAQC510 vai te lembrar um ar-condicionado à primeira vista, e sua potência o torna um modelo ideal para ambientes de até 25 m². A sua instalação é fixa, e por ficar na parede, ele não pode ser facilmente deslocado.
Em questões de praticidade, o destaque vai para o controle, ideal para facilitar a seleção entre as três temperaturas diferentes, o painel digital te permite escolher entre 10 °C a 49 °C. Ainda, é possível selecionar a função e programar um timer para o aquecedor desligar sozinho. Este modelo também conta com um dispositivo que garante a segurança antiaquecimento.
5. Cadence Classic Air AQC500
A Cadence é uma marca brasileira que está há cerca de 20 anos levando produtos de qualidade para a casa de brasileiros, sempre por preços acessíveis. E mesmo sendo nova se comparada a outras marcas, a Cadence é vista como concorrente direta da Mondial, por exemplo. Esta fabricante oferece uma infinidade de produtos, inclusive o aquecedor de parede Classic Air.
Quem está em busca de um modelo fixo pode ficar muito satisfeito com este aquecedor, afinal, o seu design moderno ainda vai dar um toque especial para seu lar. Este modelo também é indicado para cômodos com até 25 m².
O controle remoto proporciona maior acessibilidade e torna o uso do aquecedor muito prático. Ele tem duas temperaturas diferentes e traz funções como temporizador e ventilação. Para evitar o superaquecimento, o modelo traz um sistema de proteção que garante muita segurança, e sua resistência PTC de cerâmica garante maior durabilidade.
Afinal, qual o melhor aquecedor a óleo?
Com exceção dos modelos de parede, praticamente todos os aquecedores gastam 1,5 kW/h. Por esse motivo, ao menos quanto ao consumo, os modelos não têm grandes diferenças. Como contam com a mesma potência, eles também esquentam na mesma proporção. A indicação para esses aparelhos com até 1500 watts de potência é de um cômodo com até 15 m² ou 25 m².
Todos os modelos listados também contam com termostato, peça responsável por controlar a temperatura automaticamente. Desse modo, se o aquecedor identificar que está quente demais, ele para de emitir calor. No momento em que a temperatura cai, o termostato do aparelho ativa o aquecedor novamente, sem precisar de qualquer intervenção.
Contudo, em nossa opinião, o aquecedor digital da Mondial se destaca por vários motivos. Como o seu aquecimento eficiente e uso simplificado.
Cuidados necessários com o aquecedor a óleo
O aquecedor a óleo é um aparelho que demanda determinados cuidados, principalmente se forem modelos que ficam no chão. O aparelho esquenta do lado de fora conforme o uso, e por esse motivo é importante mantê-lo a uma distância segura (ao menos de 1 m) de outros itens no cômodo.
Dessa forma, mantenha o aparelho longe de cortinas, outros móveis e, se possível, fora do caminho onde as pessoas transitam, afinal, o contato com a pele pode causar queimaduras. E se você tiver crianças ou animais em casa, a atenção deve ser redobrada.
Existe outra questão importante relacionada ao cuidado com o aquecedor a óleo, e se trata de usar o aparelho para secar roupas. Embora o radiador seja quente, os panos (ainda mais molhados) podem obstruir a saída de ar. Dessa forma, você superaquece o aparelho e gera o risco de queimá-lo.
Também, indica-se limpar periodicamente o dispositivo, basicamente para remover o pó de cima do aquecedor. Contudo, é importante se certificar de que o aparelho não está ligado ou quente.