Andador para Bebê: É recomendado? 7 Melhores em 2024!

  • Atualizado em 02 de novembro de 2021
Seu bebê começou a engatinhar para lá e para cá sem parar e você quer adiantar os seus primeiros passinhos? Ou você está fazendo mais de uma tarefa ao mesmo tempo e precisa deixar o pequeno em segurança? Um andador parece uma boa opção!
Melhor opção 1 Fisher-Price Apoiador Zebra

Fisher-Price Apoiador Zebra

9,7
Ver detalhes
  • A partir de 6 meses até 3 anos
  • Vem com frases divertidas, luzes e canções
  • Ensina o ABC e o 123
2 Chicco Primeiros Passos Musicais

Chicco Primeiros Passos Musicais

9,5
Ver detalhes
  • A partir de 9 meses
  • Toca sons divertidos
  • Centro de atividades com luzes e sons divertidos

Ótimo custo-benefício 3 Maral Andador 4x1

Maral Andador 4x1

9,4
Ver detalhes
  • A partir de 1 ano
  • 4 posições diferentes e 8 atividades
  • Sons, peças para encaixar e outras opções
4 Buba Andador Atividades

Buba Andador Atividades

9,2
Ver detalhes
  • A partir de 1 ano
  • Mini-livro e lousa mágica
  • Disco giratório de números e piano musical

5 Calesita Tateti Bebê Piloto

Calesita Tateti Bebê Piloto

9,1
Ver detalhes
  • A partir de 9 meses
  • Centro de atividades
  • Painel didático com sons e peças para encaixar

6 Vtech Andador Trem e Alfabeto

Vtech Andador Trem e Alfabeto

8,9
Ver detalhes
  • A partir de 1 ano até 3 anos
  • Trenzinho ride-on, centro de diversões e andador
  • Bloquinhos com as 26 letras do alfabeto

7 Calesita Tateti Andador Didático

Calesita Tateti Andador Didático

8,7
Ver detalhes
  • A partir de 9 meses até 3 anos
  • Vira mesinha
  • Sons que passam a noção de causa e efeito

Existe, atualmente, grande controvérsia quanto ao uso desse equipamento para as crianças. Portanto, trouxemos hoje os 7 andadores de empurrar, já que são as melhores opções para quem adquirir um andador para bebê.

Mas que história é essa de controvérsia? Se você não sabe, nós vamos explicar toda a questão. Continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber antes de escolher um andador para bebê!

É recomendado utilizar andador para bebês?

Se você acha que o melhor presente para ajudar o seu bebê a andar é um andador, saiba que ele não é tão recomendado. Pois é, principalmente os modelos nos quais os bebês ficam sentados e andam utilizando as próprias pernas.

No Canadá, em 2007, o governo não apenas proibiu a comercialização, como também recomendou que todos destruíssem os andadores desse tipo que tivessem em casa. Mas não para por aí, pois em todo o mundo, pediatras e associações estão se movimentando para proibir os andadores para bebês.

A Sociedade Brasileira de Pediatria apresenta diversos fatores científicos e contraindica o uso de andadores para bebês. Além disso, existem registros de que os andadores clássicos são responsáveis por um bom número de acidentes que envolvem crianças.

E tem mais: os andadores ainda podem atrasar o desenvolvimento psicomotor dos bebês. Afinal, crianças que contam com essa ajudinha para andar, utilizam menos de seu próprio esforço. Ademais, os andadores clássicos dão mais velocidade para a criança, o que pode tornar a tarefa de cuidar do pequeno ainda mais complicada.

Você deixaria um carro automático na mão de uma criança de dez anos? Saiba que, ao colocar um bebê no andador clássico, você pode estar fazendo o equivalente. E se você acha que o andador traz mais segurança, saiba que, em quase todos os casos de acidentes com andadores, os bebês estavam sendo supervisionados por alguma pessoa.

Sendo assim, existe algum andador para bebê que seja recomendado?

E por mais que essa seja uma solução mais segura, não se esqueça de que seu bebê ainda precisa de atenção. Desse modo, evite deixar a criança andar em locais desnivelados, entre muitos obstáculos ou perto de degraus.

Os andadores de empurrar são encontrados facilmente em mercados e lojas diversas, e são os mais indicados para os bebês. Isso porque a criança utiliza sua própria força (fazendo os movimentos certos) para empurrar o andador e, consequentemente, andar.

Os 7 melhores andadores para bebês em 2024

Após mostrarmos todos os riscos que os andadores clássicos podem trazer para o desenvolvimento das crianças, vamos para a nossa lista! Por conta dos motivos apresentados, reunimos os 7 melhores andadores para bebês de empurrar.

Em todo caso, lembre-se que o bebê não tem maturidade o suficiente para entender tudo o que está fazendo. Neste artigo, reunimos as melhores opções de andadores, mas saiba que, independentemente da marca ou do modelo, você é o maior responsável pela segurança da criança.

1. Fisher-Price Apoiador Zebra

A Fisher-Price é um nome que transmite confiança para muitos pais. Além de colocar o seu bebê para andar, esta zebrinha ainda estimula a criança em suas primeiras palavras. A faixa etária indicada é em torno de 6 a 9 meses até 3 anos.

Este modelo vem com muitas frases divertidas, luzes e canções que incentivam e recompensam a atividade do bebê. Dessa maneira, o Apoiador Zebra ajuda os pequenos a obter ainda mais estabilidade quando ficam de pé.

Este modelo ainda ensina o ABC e o 123, entre outras atividades manuais que estimulam a coordenação motora fina, enquanto seu bebê está sentado ou parado. Já a coordenação motora grossa é desenvolvida enquanto o bebê anda, se estica ou fica de pé apoiado.



2. Chicco Primeiros Passos Musicais

Elevando o nível de interatividade e estímulo para a coordenação motora fina, temos este modelo indicado para bebês a partir de 9 meses. Com este brinquedo, seu pequeno não se sentirá sozinho enquanto anda, pois assim que ele der seus primeiros passos o brinquedo imediatamente toca diversos sons divertidos.

O mais legal é que o ritmo acompanha a velocidade da caminhada. E, claro, assim que o bebê para, o show de sons divertidos também para, o que é mais um estímulo para a criança andar.

Este modelo ainda é um verdadeiro centro de atividades que vão ajudar o seu bebê, com luzes e sons divertidos. Ah! Um detalhe importante é que este andador não tem bateria interna. Desse modo, são necessárias duas pilhas AA para o funcionamento.



3. Maral Andador 4x1

Se você procura um andador com mais opções para seu filho, temos este modelo da Maral que é indicado para crianças com mais de 1 ano de idade. Ele conta com 4 posições diferentes e 8 atividades para seu bebê.

Embora seja recomendado para crianças com mais de um ano de idade, este andador pode acompanhar o desenvolvimento do bebê desde os três meses de vida. Passando assim pela fase em que o bebê já senta, levando ele aos primeiros passos e estimulando outros sentidos com a mesa didática.

Além de ajudar a criança a andar, este andador tem um freio que proporciona maior segurança. O bebê ainda desfruta de sons, peças para encaixar (animaizinhos), e outras opções. Entre as quatro funções há: apoio para berço, apoio de chão, mesa de atividades e andador.



4. Buba Andador Atividades

Este modelo é um centro de atividades completo, por esse motivo ele é indicado para bebês a partir de 1 ano de idade. A Buba preparou um andador que estimula de diversas maneiras a coordenação motora fina. A criança tem à sua disposição um mini-livro e uma lousa mágica para ajudar em suas primeiras palavras.

A criança ainda conta com um disco giratório de números e um piano musical que emite sons bem divertidos. E, para finalizar, ainda há um mini-celular: com chocalho, formas texturizadas, um pequeno espelho e muito som. Tudo isso fica sobre 4 rodas de silicone antiderrapante, o que garante mais diversão e segurança para seu pequeno.



5. Calesita Tateti Bebê Piloto

A Celesita apresenta este modelo indicado para bebês com mais de 9 meses. Esta opção traz o menor custo em nossa lista. É um modelo 2 em 1 que lembra uma espécie de patinete.

Em questão de design, este é um dos mais atrativos. Mesmo tendo duas funções, não deixa de ser um centro de atividades encantador. Além disso, ele conta com luzes que simulam um farol ao ligar o som, de forma que as percepções auditiva e visual são muito estimuladas.

E não vai faltar com o que interagir no painel didático deste andador, que traz uma peça giratória com o barulhinho de "creck-creck", além de peças que podem ser encaixadas. Por fim, este andador tem uma base bem segura, e vem com travas nas rodas dianteiras para ocasiões em que a criança possa puxar o andador para trás.



6. Vtech Andador Trem e Alfabeto

Este, sem dúvidas, está entre os mais completos dos andadores disponíveis no mercado atualmente. Portanto, é indicado a crianças entre 12 a 36 meses de idade. Este modelo 3 em 1 conta com três opções: trenzinho ride-on, centro de diversões e o andador. O melhor é que a reconfiguração entre andador e trenzinho é muito fácil.

O centro de diversões é perfeito para desenvolver as habilidades motoras finas, de modo que ali o bebê aprenderá cores, letras e como contar. O vagão do trem, além de assento para a criança, leva 26 letras do alfabeto em 13 bloquinhos.

No centro do andador há um livro que interage por meio de figuras e sons, com 12 páginas ilustradas. O andador ainda possui luzes e um elefante que propõe brincadeiras ao ser apertado. Para colocar tudo isso em ação, são necessárias 3 pilhas AA e muita energia e disposição do seu bebê!



7. Calesita Tateti Andador Didático

Finalizando nossa lista, temos este modelo da marca Celestia para bebês entre 9 e 36 meses de idade. Esta opção 3 em 1 pode ser usado no modo andador, versão desenvolvida para estimular a coordenação motora grossa. O bebê ainda pode optar pela versão painel ou brincar sentado utilizando o andador como mesinha.

Visando promover o desenvolvimento cognitivo do seu bebê, este modelo vem com um painel bem interessante e traz peças em cores e formatos que despertam a curiosidade, além de sons que passam a noção de causa e efeito para as crianças.

Este brinquedo é um estímulo à coordenação motora enquanto ensina cores, tamanhos e formas variadas. O bebê ainda pode brincar de encaixar, interagir com peças no painel e ficar encantando por uma esfera giratória que fica no topo do painel e faz barulhinho.



Por fim, não deixe de explorar outras formas de estimular o seu bebê a andar

Não há dúvidas de que os andadores de empurrar podem ajudar muito, mas você também pode utilizar outras formas para ajudar o bebê a dar os primeiros passos. De modo geral, é necessário deixar o espaço bem organizado para proporcionar maior segurança ao bebê.

Tendo um espaço seguro, basta espalhar alguns brinquedos preferidos em pontos diferentes. Para ajudar o bebê quando ele ficar de pé, você pode segurar sua mão e auxiliar nos primeiros passos. De todo modo, estar ao lado da criança nesse período é fundamental para garantir que ela permaneça segura e longe de riscos sozinha.

Gostou deste artigo?